Quando fui escrever esse texto, um número me chamou a atenção: 114 minutos.
Podia ser a duração de um filme, um show ou de um almoço entre amigos. Mas é algo muito menos prazeroso. É o tempo que o brasileiro gasta em média no trajeto casa-trabalho-casa.
Todo dia alguém leva quase 2 horas só para chegar onde tem que estar, seja no trabalho para garantir o sustento ou em casa para descansar.
Mas nosso objetivo não é só problematizar, mas encontrar soluções para os desafios. Então vamos lá.
Se você tem a opção de escolher onde morar, prefira fixar residência próxima do seu trabalho.
Acredito que seja melhor morar em local menor e mais perto do que em um maior e mais longe.
De modo que nos primeiros anos em Brasília, eu morei em uma kitnet 27 m², de uma extremidade do cômodo você já conhecia toda minha casa.
A grande vantagem é que eu levava, em média, menos de 15 minutos para chegar no trabalho. Dessa forma, eu não tinha o desgaste do trânsito.
Por outro lado, por algum motivo você mora longe e não há perspectivas para mudar essa situação. E o trânsito é inevitável na sua rotina.
Nesse caso, você pode acordar mais cedo, quanto mais cedo melhor. Certamente, você terá menos trânsito no trajeto casa-trabalho-casa.
Ou então entrar mais tarde, por volta das 10 hs, por exemplo. Desse modo, você já pode começar os estudos em casa e depois ir para o trabalho.
O objetivo é fugir do horário de pico para que você gaste o menor tempo possível no trânsito.
Outra dica é produzir resumos em áudio para você ouvir no trajeto. No final de cada dia de estudo, leia os trechos relevantes dos seus resumos em voz alta e no outro dia, escute durante o trajeto.
E uma última dica simples e poderosa é revisar mentalmente a matéria estudada no dia anterior.
Enfim, use o tempo no trânsito ao seu favor. Só não vale deixar que a rotina leve seus sonhos embora.
Todo dia é dia de fazer da rotina um processo para construção do seu sonho. E isso é feito com acúmulo de bons hábitos que você adota ao longo do tempo.
E hoje você ganhou mais 4 estratégias para o seu arsenal de bons hábitos.
*Texto publicado originalmente no Arsenal Clube. Seja membro e receba conteúdo exclusivo, útil e gratuito todo domingo no seu email
E aí ?
O que você achou ? Será um prazer bater um papo com você