Arsenal Concursos | Como continuar animado depois de tantas decepções?

Como continuar animado depois de tantas decepções?

Escrito por Jefferson Rafael

em abril 4, 2020

Seja membro do Arsenal Clube e receba gratuitamente um Ebook exclusivo

Certamente suas reprovações vão superar suas aprovações, nem todas matérias serão fáceis para aprender e terão dias que você vai querer fazer tudo, menos estudar.

Não é fácil superar as adversidades até você conquistar sua vaga.

Por isso, antes de passar na prova do concurso, você tem que passar na prova das virtudes. É ter a força para tomar a iniciativa, manter a constância e buscar a excelência.

Nessa caminhada tem dia que rende, já outros nem tanto, mas você segue nos estudos.

Mas tem dias que são mais duros, sobretudo quando você corrige o gabarito e sente que não foi dessa vez. E você se pergunta: “por que eu não consigo passar … ?”

Talvez lidar com as frustrações seja um dos maiores desafios, porque, se você não agir apesar das emoções, você fica pelo caminho.

Já adianto que não tenho a fórmula mágica para um ânimo inabalável, nem um mapa para uma aprovação sem frustrações. Afinal, a realidade dos concursos não é um conto de fadas.

Na verdade, estudar para concursos é um misto de ânimo e ansiedade, disposição e cansaço, e realização e desespero. É uma verdadeira montanha russa de emoções.

Mas é uma rotina que tem o poder de transformar sua vida. Talvez o estudo seja a única ferramenta de ascensão social para milhares de brasileiros, pelo menos foi no meu caso e da minha família.

Por isso, vou apontar alguns caminhos para você continuar, apesar das decepções. E mudar sua vida por meio do estudo.

As provas fazem parte do seu ciclo de aprendizagem

Não se pode encarar a prova como algo que não faz parte da preparação, porque é justamente o contrário.

Vejo candidatos que adiam ao máximo o momento da prova, pois não se julgam preparados.

E, quando se julgam prontos, vão fazer a prova, mas não conseguem controlar o nervosismo e acabam vítimas do terrível branco.

Dessa forma, além de aprender a matéria, você tem que aprender controlar suas emoções. E não adianta esperar por uma fórmula mágica, você tem que treinar.

Ou seja, tem que resolver questões para validar o aprendizado da teoria e fazer provas para validar toda sua preparação.

Assim, você aprende a teoria, resolve questões, revisa a matéria e faz provas. Isso é o que chamo de ciclo de aprendizagem para concursos.

Nesse sentido, a prova é importante para você ter a experiência prática.

Sem fazer provas, você é como um médico que nunca atendeu um paciente. Ambos têm o conhecimento prévio, mas não sabem como usar na prática.

Ou como o jogador talentoso que perde um pênalti decisivo por puro nervosismo.

Por isso, você tem que se acostumar com todo o ritual: a ansiedade na noite anterior, o nervosismo no dia da prova, a pressão para resolver questões com tempo cronometrado e a tensão na correção do gabarito.

Tudo isso faz parte do seu crescimento.

Seja membro do Arsenal Clube e receba gratuitamente um Ebook exclusivo

Além disso, o resultado da prova serve para você refletir sobre sua preparação, tanto do ponto de vista de aprendizado como de organização.

Estude para cada prova como se fosse a última. E se não for a última? Simplesmente encare como “simulado de luxo”: aprenda com os erros e siga em frente.

Sempre terá uma próxima prova. A dúvida é se você será o próximo aprovado.

O comportamento que torna sua aprovação inevitável

Nada resiste ao trabalho sério, direcionado, e pelo tempo que for necessário. É um mantra poderoso, não só para concursos, mas para a vida.

Quando digo “sério” é dar o seu melhor. É encarar os estudos como um trabalho, você tem hora para entrar e sair, todos os dias. Você faz independente do humor, motivação ou disposição.

E dominar os fundamentos para aprender teoria, resolver questões, revisar a matéria e fazer provas. Ou seja, ter uma postura profissional.

E, como no trabalho, tudo fica mais fácil, se você aprender a gostar do que faz.

Mas não adianta estudar sem direção, como o concurseiro que troca de concursos como quem troca de roupa: um dia tenta concurso para músico no outro para auditor fiscal.

Por isso, é importante estabelecer um concurso como objetivo . Dessa forma, você aprende a matéria uma vez e usa para vários concursos.

Por fim, é fazer pelo tempo que for necessário. Acredito que esse é o maior desafio desse mantra.

Quando estudava para concursos, uma frase que ecoava na minha mente: “vou tentar quantas vezes forem necessárias, minha aprovação é questão de tempo.”

Assim, estabeleci uma rotina sustentável de evolução para não ficar pelo caminho.

Durante muito tempo, estudava pela manhã, antes do trabalho, só nos dias da semana. Ou seja, tinha as noites e o fim de semana livres para o descanso.

Nessa época, tinha uma meta de estudar no mínimo 3 horas por dia.

Assim, conseguia conciliar estudo, família e trabalho. Obviamente, houve momentos que a rotina ficou muito desequilibrada, principalmente nos momentos pós edital. E nos últimos anos da minha trajetória.

Mas quero chamar atenção para a possibilidade de estabelecer uma rotina de estudos sustentável com a sua vida.

Seja membro do Arsenal Clube e receba gratuitamente um Ebook exclusivo

Dessa forma, o estudo vira hábito e você estuda pelo tempo que for necessário quase que de forma automática.

E todo dia você supera um degrau para alcançar seu sonho.

Estudar é semear um futuro melhor

Sem os estudos, ainda estaria na casa da minha mãe, solteiro, sem nenhuma aprovação e ganhando pouco mais de mil reais por mês.

Felizmente, hoje, a realidade é outra, sou casado, com cinco aprovações na conta e ocupo um cargo de elite no governo federal.

Mas, no começo da minha trajetória, tudo isso era inimaginável.

Eu estudava, mas não passava em nenhum concurso. Em algumas provas, além de não fazer o mínimo, era atropelado pela prova, tanto que já entregava o gabarito com a certeza da reprovação.

E, cada vez mais, ocupar uma vaga no serviço público ficava mais distante da minha realidade.

Naquela época, eu não sabia, mas estava semeando um futuro muito melhor. Nem passava pela minha cabeça as experiências que uma aprovação poderia proporcionar.

Eu não imaginava que poderia viajar para Buenos Aires, Santiago, Montevidéu. E, muito menos, Cancún, Aruba, Los Angeles ou Orlando…

Para você ter uma ideia, até passar no meu primeiro concurso, eu nunca havia entrado em um avião.

Só conhecia algumas cidades de São Paulo e Minas Gerais, pois nasci em Mairiporã (SP) e minha família é mineira.

Além das viagens internacionais, pude conhecer Salvador, Recife, Natal, Florianópolis, Rio de Janeiro, Fortaleza …

Já deu para perceber que a mesma determinação que tenho para estudar, a minha patroa tem para viajar. Ela não brinca em serviço quando o assunto é planejar nossas viagens.

Seja membro do Arsenal Clube e receba gratuitamente um Ebook exclusivo

Então, se você está passando por um momento turbulento na sua preparação, saiba que tudo isso vai passar.

Você vai aprender toda a matéria que precisa, fazer uma prova impecável e conquistar sua vaga.

Em breve, você não viajará para fazer provas, mas para aproveitar com sua família. E poderá dar uma vida melhor para as pessoas que mais ama.

Você não sabe, mas está semeando um futuro muito melhor do que pode imaginar.

Conclusão 

A sua aprovação não depende do seu ânimo ou motivação, mas do seu estudo. É claro que a motivação ajuda.

Mas a diferença entre amador e um profissional nos concursos. É justamente que o amador só faz enquanto está estimulado, já o profissional faz, apesar do desânimo.

Ninguém acorda animado e motivado todos os dias para estudar. Não somos robôs, somos humanos.

E, como seres humanos, é natural que alguns dias sejam mais produtivos e outros menos. A variação no rendimento faz parte da caminhada.

Além disso, o acúmulo de conhecimento não é linear, quem nunca empacou em uma matéria, até que num belo dia conseguiu entender o assunto.

O estudo não precisa ser perfeito, incrível ou extraordinário. Só precisa ser feito.

É o seu esforço solitário que faz a mágica acontecer.

E aí ?

O que você achou ? Será um prazer bater um papo com você

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *