Arsenal Concursos | Como ter mais tempo para estudar e com mais qualidade: 5 técnicas simples para alavancar seus estudos

Como ter mais tempo para estudar e com mais qualidade: 5 técnicas simples para alavancar seus estudos

Escrito por Jefferson Rafael

em outubro 28, 2018

Seja membro do Arsenal Clube e receba gratuitamente um Ebook exclusivo

Você dorme 8 horas todo dia. Gasta mais 4 horas, nas refeições, translado e higiene. Trabalha por mais 8 horas. Estuda por umas 2 horas. E, no final do dia, sobram outras duas.

Com algumas variações, essa pode ser sua rotina.

Um verdadeiro malabarista que mantêm todas as atividades diárias em movimento.

Todo esse esforço gera algumas dúvidas e angústias: O que devo fazer para estudar com mais qualidade? Como ter mais tempo para os estudos? Quando vou aprender todo o conteúdo necessário? Qual será meu último concurso?

Ser concurseiro é passageiro. Ninguém se aposenta nessa ocupação.

O que todo mundo quer é ser aprovado logo.

Então, para você conquistar sua aprovação, vou compartilhar 5 técnicas e 1 conselho.

Você vai aprender: como melhorar sua concentração, diminuir a sobrecarga de informação e ter mais tempo para estudar.

Vamos lá.

Como estudar com mais qualidade

Teclar no celular e conversar. Comer, assistir televisão e navegar na internet. Dirigir, ouvir música e falar ao telefone.

Enfim, somos hiperconectados e queremos fazer tudo ao mesmo tempo.

Isso é tão comum e perigoso que, na cidade de Montclair, na Califórnia, você pode ser punido com advertência e multa se atravessar a rua teclando no celular.

É um equívoco acreditar que nosso cérebro é multitarefa. Ao realizar duas atividades simultâneas, só metade da capacidade mental é dedicada para cada uma, apontam pesquisas.

Além disso, há um excesso de comunicação. Em 1990, tínhamos cerca de seis canais para nos comunicar: televisão, rádio, impresso, telefone, email e carta. Hoje existem dezenas, como: Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, Telegram e Snapchat.

Para piorar, a maioria dessas ferramentas cumpre diversos propósitos. Num instante: você ri de um meme, manda uma mensagem para a família e responde uma solicitação do trabalho.

Todos esses estímulos dificultam a concentração, pois causam frequentes interrupções. Um brasileiro, em média, olha ao celular 78 vezes por dia.

E sem concentração não há aprendizado, pois ela é necessária para que seja possível situar o novo conhecimento, em meio aos outros já adquiridos.

Desse modo você deve evitar as interrupções e deixar de fazer várias coisas simultâneas.

#Técnica 1: Como melhorar a concentração

Há um tempo para planejar e outro para executar, assim, separamos as sugestões em dois momentos: antes de estudar e durante o estudo.

O planejamento serve para organizar o local, duração e material. Para criar um ambiente favorável para concentração. É como limpar o terreno para o plantio. Tanto físico como mental.

A execução é a mão na massa, o momento de sentar na cadeira e estudar.

Antes de estudar

1. Identifique os horários que serão dedicados ao estudo. Duas horas pela manhã, uma hora após o almoço, ou três no início da noite. Enfim, defina o período de tempo em que vai começar e terminar os estudos.

2. Defina um local para estudos: o cômodo da casa, a biblioteca ou sala de estudo. Prefira locais silenciosos, com pouca movimentação e sem interrupção.

3. Organize todo o material necessário: computador, caderno, canetas, lápis, livros, água. A hidratação é muito importante. A falta de água afeta a atenção e a memória a curto prazo.

4. Faça um acordo com cônjuges, familiares e pessoas próximas. Todos devem entender que o estudo não deve ser interrompido. A aprovação é algo que traz benefícios para todos ao seu redor. Venda essa ideia, para que as pessoas próximas se tornem aliados.

Durante os estudos

1. Coloque o celular no modo avião. Só a matéria deve ocupar sua mente. Não se deve teclar, assistir televisão ou navegar na internet;

2. Programe o despertador para o término da atividade. Tenha como objetivo entender a matéria. Esqueça do tempo: não fique pensando em “quantos minutos já estudou” ou “que horas vai acabar”. Não se engane contando os minutos para acabar o estudo;

3. Faça um esforço para ficar presente para o momento. Não deixe que a divagação leve sua concentração embora. Diminua o ruído mental, se necessário, anote em um papel as atividades que te preocupam, para que elas sejam resolvidas posteriormente.

4. Se for ouvir música, prefira o estilo barroco, ou aquele que você já conhece, ela pode ajudar na concentração.

5. Se sofre com barulhos, use abafadores de ouvido. Há opções a partir de R$ 12,00, disponíveis na internet.

Seja membro do Arsenal Clube e receba gratuitamente um Ebook exclusivo

Como diminuir a sobrecarga de informações para evitar a autossabotagem do seu aprendizado

Por um lado, vivemos na Era da Informação. Nunca se produziu tanta. Entre 2011 e 2013, a humanidade criou 90% dos dados que existiam até aquela época, revela artigo publicado na Science Daily.

Em 20 anos, a quantidade de informações a que somos expostos diariamente saltou de 40 jornais, em 1986, para 174 jornais, em 2017, aponta estudo da Universidade da Califórnia. Esse estudo considerou que cada jornal tinha 85 páginas.

Os editais de concurso são cada vez mais enciclopédicos. Eles cobram, na maioria das vezes, todo o conteúdo de uma graduação e mais algumas disciplinas.

Por outro lado, toda essa informação não cabe dentro da nossa cabeça. É como colocar um ônibus dentro de um Fusca. O cérebro tem uma capacidade limitada para o aprendizado diário.

Diante desse impasse entre produção ilimitada e a absorção diária limitada, existe uma solução: ser seletivo com os assuntos que ocupam sua mente.

É um esforço consciente para sair do piloto automático, questionar a utilidade de cada informação e direcionar a totalidade dos seus recursos mentais para o aprendizado do conteúdo.

#Técnica 2: Dieta de Informações: menos tela, mais estudo.

O celular, o tablet e a televisão tendem a nos deixar passivos e nos desconectar dos nossos objetivos. Em vez disso, você deve adotar um comportamento ativo e focado. Para tanto, vamos para a dieta:

1. Diminua o consumo de informações que não estão relacionadas com sua aprovação. Quanto maior a diminuição, melhor o resultado.

2. Fique sem televisão ou diminua pela metade o tempo gasto. Nesse caso, em vez de seguir a programação da TV, faça a sua. A maioria dos programas estão disponíveis na Internet.

3. Separe 15 minutos, da sua rotina diária, para ver sites de notícia, entretenimento e redes sociais. Faça isso, preferencialmente, nos momentos de cansaço.

4. Prefira livros para entretenimento. A leitura tem uma capacidade de expandir nossa inteligência, pois aumenta nossas conexões neurais.

O objetivo dessa dieta é que você seja aprovado mais rápido, ou seja, aumentar o retorno do investimento do seu tempo. Quanto mais coisas boas você consumir, melhor você será. Somos resultado de tudo que consumimos.

Mesmo depois de ser aprovado, sigo essa dieta.

Sinto-me aliviado. O caráter pessimista, mentiroso ou inútil das redes sociais é prejudicial para a saúde emocional. Quem nunca se envolveu em uma discussão interminável ? Ou foi vítima de “fake news” ?

Procuro conteúdos que tenham relação com os meus trabalhos, tanto como servidor público, como produtor de conteúdo aqui no site.

Sigo os 15 minutos para sites de notícia e entretenimento. Confesso que gasto um pouco mais no Whatsapp.

Recentemente, troquei a tv a cabo pelo Netflix. Além de economizar cerca de R$ 100,00 por mês, posso montar minha programação. Normalmente, escolho uma série e assisto um episódio por dia.

Estabeleci uma meta de ler, no mínimo, 5 livros por mês. Nos últimos dois meses, cheguei perto. Foram 8 livros lidos. Tenho me apaixonado pelas palavras.

Como ter mais tempo para os estudos

Trânsito para trabalhar, descansar e se divertir. Fila no supermercado, no banco e no cinema. Espera no semáforo, do ônibus, da consulta médica…

É o tempo que se vai. Sem pedir sua opinião. Você pode até dar um palpite, mas a decisão já foi tomada.

Por outro lado, estudar as matérias que serão cobradas no concurso, interagir no Facebook, Whatsapp e Instagram; assistir novelas, séries e programas de auditório; reclamar de tudo e de todos; são decisões pessoais. Você escolhe no que vai gastar seu tempo, atenção e energia.

Infelizmente, o estudo é deixado de lado. Pelo menos pela maioria da população do nosso país.

Os brasileiros foram líderes no tempo gasto nas redes sociais. Nossa média foi 60% maior que o restante do planeta, segundo estudo divulgado pela consultoria comScore em 2015.

O Facebook anunciou, em 2016, que 50 minutos é o tempo médio que os usuários dedicam a sua plataforma, que inclui o próprio Facebook, Instagram e Messenger.

Um brasileiro médio gasta 5 horas por dia na frente da TV, aponta estudo da Gfk, realizado em 2015.

A reclamação crônica tem se tornado uma epidemia. É impossível passar um dia inteiro sem ter contato com alguma discussão infrutífera. Seja no mundo real ou virtual.

Você adota algum desses comportamentos ?

É hora de revê-los. Se quiser ser aprovado.

Vamos ver algumas sugestões.

#Técnica 3: Ficar consciente do tempo gasto

Adote um diário de bordo para registrar o período de tempo dedicado a cada atividade.

O diário pode ser um documento eletrônico, uma folha A4, agenda ou caderno.

Sugiro que tudo seja anotado: o período gasto nas refeições, no translado, nas atividades de trabalho e lazer.

Segue um exemplo:

07:00 – 07:30 – café da manhã
07:30 – 08:00 – translado
08:00 – 09:30 – primeira atividade – HF
09:30 – 09:50 intervalo
09:50 – 11:50 – segunda atividade – HF
12:00 – 14:00 – almoço
….

Gosto de monitorar os períodos que estou totalmente concentrado. Eles são identificados como horas focadas – “HF”.

As “HF” podem ser dedicadas ao trabalho, estudo ou leitura. Costumo usar períodos de 1 hora focado, para cada 10 minutos de descanso.

Além do período, registro a qualidade do tempo dedicado.

Com as anotações, tenho um retrato da minha produtividade diária.

Seja membro do Arsenal Clube e receba gratuitamente um Ebook exclusivo

#Técnica 4: Torne sua rotina mais produtiva

Após entender como seu tempo é gasto, chega a hora de agir.

Identifique os ajustes necessários para ganhar mais tempo. São sugestões: mudar horário do trabalho para perder menos tempo no trajeto, levar marmita para aproveitar o horário do almoço e adotar nossa dieta de informação.

Com essas mudanças, você pode ganhar mais de 1 hora de estudo por dia.

Se tempo é dinheiro, para o concurseiro, tempo é conhecimento.

#Técnica 5: Ressignifique o uso do celular

Use ferramentas de estudo, no lugar das redes sociais. Antes de checar uma atualização no celular, resolva uma questão ou revise um assunto.

A maioria do sites de resolução de questões são responsivos – funcionam adequadamente no celular.

Além disso, há ferramentas de flashcards, como o Quizlet e Anki. Elas também possuem sites responsivos ou até aplicativos.

Para quem não sabe flashcards são cartões com a pergunta na frente e a resposta no verso. Eles são muito usados no aprendizado da língua inglesa, na frente vai o termo em inglês e atrás a tradução.

O celular permeia toda nossa rotina.

Você quer ele como aliado ou vilão ?

Adotei essa dica para estudar inglês. Uso o Duolingo, AnkiDroid e Netflix.

No Duolingo faço as lições fundamentais: gramática, ortografia e semântica.

As palavras ou expressões novas são colocadas no AnkiDroid. Ele possibilita a revisão espaçada no tempo, que é útil para fixação do conhecimento.

Por fim, no Netflix, assisto os filmes com legenda em inglês para colocar tudo em prática.

Como ficar cego para as oportunidades: reclamação crônica

Esse conselho é inspirado na Oração da Serenidade.

Há coisas que podemos mudar, e outras que temos que aceitar.

Você pode estudar, mas não pode publicar um edital .

Você pode ser aprovado, mas não pode definir o salário .

Você pode entender como a banca elabora a prova, mas não pode escolher a banca do concurso.

Você pode resolver questões mais rápido, mas não pode fixar o tempo de duração da prova.

Você pode aprender mais, mas não pode definir o nível de dificuldade da prova.

Você pode se preparar antes do edital, mas não pode prever se o tempo, após a publicação do edital, será suficiente.

A escolha é sua.

Conclusão

Agora é com você. Reveja seus hábitos. Diminua o excesso de comunicação e informação na sua rotina.

Com isso, você terá mais tempo e qualidade para os estudos.

Não corra sua maratona com peso inútil nas costas.

E como diria Millor Fernandes “quem mata o tempo não é um assassino. É um suicida.”

E aí ?

O que você achou ? Será um prazer bater um papo com você

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários ( 5 )

  1. Yuri disse:

    Parabéns, Jefferson!
    Post com muita informação útil e objetivo.
    Continue com as informações…
    Sugiro posts específicos sobre Anki, planejamento de estudos e sites de questões.

    1. Muito obrigado pelos elogios Yuri.

      Fico feliz por ter entregar um conteúdo útil e objetivo, essa é justamente nossa meta.

      As sugestões já foram devidamente anotadas.

      Como você tem interesse em outros temas, sugiro que assine nossa lista. Você vai receber, ainda mais, conteúdo.

      No nosso último email, por exemplo, falamos sobre planejamento de estudos em um cenário de mudança presidencial.

      Forte Abraço.

  2. Milane disse:

    Excelente, me ajudou a rever com que estou gastando meu tempo. Se estou ganhando tempo ou perdendo ele. Vou me organizar mais com coisas produtivas. Obrigada

    1. Muito obrigado pelo elogio Milane, ter consciência do tempo é importante para usá-lo de forma mais produtiva.

      Bons estudos.